- Luiz Guilherme Lins
5 Super dicas para melhorar sua qualidade de vida

1. Escolha alimentos integrais. Produtos refinados perdem aproximadamente 75% dos nutrientes durante o processo de refinamento. Por sua vez, os produtos integrais apresentam maior teor de fibras, vitaminas e minerais. Alimentos integrais nutrem melhor o nosso organismo, nos oferecem maior saciedade (evitando picos de fome em curto período de tempo). Invista nesta escolha.
2. Higienize corretamente os alimentos. Quando compramos frutas, legumes e verduras, devemos higieniza-los de forma certa. Como fazer isso? O primeiro passo é retirar as partes deterioradas do alimento e lavar em água corrente. Depois é só colocar de molho por 15 minutos em água clorada na proporção de 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio (200 ppm) para cada 1 litro de água potável, enxaguar e pronto!
3. Tenha uma alimentação colorida! Quanto mais cores, mais nutrientes. Os pigmentos vegetais são compostos que tem diversas funções no organismo. Um exemplo é sua atividade antioxidante, que combate os radicais livres e auxilia na prevenção de doenças degenerativas. Frutas e hortaliças cruas são ótimas escolhas coloridas e nutritivas!
4. Quando bater a fome, tenha uma fruta na mão! São as melhores opções para lanches rápidos, podem ser levadas na bolsa e não precisa de muito esforço para ingerir! A preferência é consumir na forma crua para que não haja perda de vitaminas e minerais. São alimentos com sabores incríveis e muitos benefícios à nossa saúde. Escolha as frutas que você ainda não experimentou. O sabor pode te surpreender!
5. Consuma fibras! Para quem tem o “intestino preguiçoso” aumentar o consumo de fibras é uma ótima opção. Quem deseja ter saúde precisa de um intestino funcionando adequadamente. E como aumentar o consumo diário de fibras? Opte por frutas, verduras e legumes nas suas refeições. Além de escolher alimentos integrais, outra dica é adicionar aveia, linhaça (triturada), chia, quinoa ou farelo de trigo em frutas, sucos e vitaminas. De nada adianta aumentar o consumo de fibras e deixar a água de lado. Não beba menos que 2,0 L diariamente.
Essas são dicas gerais para quem deseja promover a sua saúde. Para informações específicas e avaliação nutricional, procure um nutricionista. Fonte: www.oitododia.com.br