- Luiz Guilherme Lins
Aprenda a fazer sabão com óleo de cozinha

O óleo de cozinha é um dos mais fortes poluentes domésticos, o seu descarte tem que ser feito com cuidado, a indicação é utilizar garrafas pets para o armazenamento e depois encaminhar para alguma organização que faça a reutilização desse produto.
Outra opção é você reutilizar o óleo de frituras e transformá-lo em sabão. Dá pra fazer em casa e sem mistério algum. Siga o nosso passo a passo e colabore com a diminuição da poluição, além de economizar com algo que você descartaria.
Passa a passo:
Os ingredientes que você vai precisar são: 500 ml de água
1 litro de óleo de cozinha (coado)
250g de soda cáustica
Detergente e sabão em pó (opcional)
Vasilhas plásticas para misturar os ingredientes.
Modo de preparo:
Esquente a água a 70°C, antes de levantar a fervura, retire do fogo e adicione o líquido a soda cáustica, tome cuidado com esse passo, podem ocorrer pequenas explosões de gases nesse processo. Depois de misturados, mexa com cuidado os dois ingredientes até que a soda cáustica seja completamente dissolvida. Após esse processo, adicione o óleo de cozinha usado (lembre-se de coar com uma peneira bem fina ou esponja de aço para retirar todos os resíduos) mexa até a mistura ficar homogênea, ela deve engrossar nesse ponto. Você pode acrescentar um pouco de sabão em pó para criar a espuma e sabão líquido que deixa a mistura mais cheirosa e mais macia.
Lembre-se de agitar o produto a cada 30 e 45 minutos, até que a misture engrosse. Depois de pronto, despeje o produto em alguma assadeira forrada com saco plástico, leve para secar ao sol, o tempo de espera para que fique consistente é de dois dias. Após esse período retire da assadeira e deixe descansar, aconselhamos a espera de 10 dias para poder utilizar o sabão reciclado.
Dicas: Utilize colheres de madeiras para fazer a mistura, nunca utilize nada de metal durante o processo. O metal e a soda cáustica podem reagir um com o outro e nós não queremos isso.