• Luiz Guilherme Lins

Aprenda a guardar corretamente os seus alimentos


É preciso tomar alguns cuidados para manter seus alimentos frescos na geladeira e uma das principais medidas é a forma como eles são armazenados. No caso de hortaliças você deve lavá-las, para isso utilize uma bacia funda com uma colher de água sanitária para um litro de água limpa, antes de colocar na geladeira. As folhas precisam ser secadas e armazenadas em recipientes fechados.

Lembre-se de manter todos os alimentos embalados para evitar que eles ressequem, murchem ou se contaminem com outra coisa.Para alimentos que necessitam de refrigeração, como as carnes, por exemplo, os especialistas indicam que sejam separados em pequenas quantidades e congelados, e de preferência com etiquetas que indiquem o prazo de validade.

Se na sua casa você acaba descongelando e congelando mais uma vez algum alimento, evite essa prática. O congelamento não elimina as bactérias, ela apenas faz com que elas “hibernem” e assim que descongelado elas se multiplicam com mais velocidade, então ao congelar pela segunda vez a quantidade de bactérias é muito superior. Para os enlatados, a dica é não utilizar as latas para o armazenamento. Utilize potes plásticos com tampas transparentes para melhorar a conservação. O líquido da conserva deve ser mantido, você pode retirar o excesso, mas não o substitua por água.

Quanto as frutas, só lave na hora do consumo, elas possuem uma cama natural na sua casca que as protege dos microrganismos existentes no ambiente. Outro erro comum é manter os ovos na porta da geladeira, eles devem ser mantidos no interior da geladeira em uma caixa plástica e só lavados na hora do consumo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo